domingo, 6 de julho de 2008

Calibrar a prova ou a impressão? O que fazer primeiro?

Muitas pessoas têm a idéia de que uma prova de cores tem que ser apenas bonita e com cores vivas para impressionar o cliente para que ele aprove o serviço. Depois, são os impressores que devem tirar o máximo para tentarem pelo menos chegar perto do resultado da prova de cores e infelizmente, sem muito sucesso. Mas o problema não acaba por ai, como os impressores não conseguiram chegar no resultado, a impressão ficou muito diferente do que foi aprovado, a tiragem era grande e o prejuízo também foi na mesma proporção.
Espero que você nunca tenha passado por situação semelhante. Uma prova tem que reproduzir/simular a impressão off-set ou qualquer outro tipo de impressão. Mas os gráficos têm receio do alto investimento e do retorno do investimento a longíssimo prazo, salvo, se ele tiver um prejuízo que se justifica o investimento que poderia ter sido feito e que poderia prever este tipo de problema.
Lembre-se, se você pretende fazer o gerenciamento de cores da sua gráfica, tenha em mente que a primeira ação a ser tomada e ter seus equipamentos (impressoras) mecanicamente acertada para que você possa fazer uma ótima impressão, então você estará preparado e já terá 30% do trabalho já executado.

Nenhum comentário: